Professor Marco Antonio de Campos

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QUAL DEVE SER O PAPEL DO PROFISSIONAL DA GESTÃO DA QUALIDADE FRENTE AO NOVO CENÁRIO DE PANDEMIA DO CORONAVIRUS?

QUAL DEVE SER O PAPEL DO PROFISSIONAL DA GESTÃO DA QUALIDADE FRENTE AO NOVO CENÁRIO DE PANDEMIA DO CORONAVIRUS?

De acordo com a ABNT NBR ISO 9000:2015, que trata sobre os fundamentos e vocabulário dos sistemas de gestão da qualidade, 5 princípios estão relacionados com a gestão da qualidade, sendo eles:

  • Foco no cliente: entender as necessidades dos clientes é o foco principal da gestão da qualidade.
  • Liderança: líderes devem manter as pessoas engajadas, para que os objetivos sejam alcançados.
  • Engajamento das pessoas: profissionais engajados são essenciais para uma organização.
  • Abordagem de processo: bons resultados são alcançados de forma mais eficaz quando as atividades funcionam como processos inter-relacionados.
  • Melhoria contínua: o sucesso das organizações está diretamente relacionado com o foco em melhoria contínua. Para manter um bom desempenho, as empresas precisam reagir às mudanças e criar novas oportunidades.

O profissional da qualidade possui a função de acompanhar as etapas dos processos de produção, garantindo a qualidade final dos produtos. O comprometimento destes profissionais com o sistema de gestão da qualidade é crucial na excelência dos processos.

Nesse contexto, nossa profissão nos levou a focar sempre no Sistema de Gestão da Qualidade, buscando sempre a melhoria em sua evolução e oferecendo soluções para que a organização avance em meio ao mercado competitivo que vivemos.

Diante desse quadro podemos dizer que o momento agora é de entendermos a importância do profissional da qualidade em tempo de covid-19 e qual o seu papel na gestão dessa crise

Quase um ano após a chegada do novo coronavirus no Brasil e estamos todos nos sentindo perdidos com tudo o que vem acontecendo no mundo. As pessoas estão com medo de sair pelas ruas, os hospitais enchendo já pela segunda vez, as empresas buscando alternativas para amenizar as consequências do isolamento e da paralisação e as mídias nos saturando de informações e fomentando o pânico da população e além de tudo isso a questão do desemprego e o aumento dos produtos de consumo da população.

Vivemos também um momento de esperança em relação a chegada das vacinas, mas também ao mesmo tempo de incertezas.

Sim, o caos foi instaurado. Não, não é o fim do mundo. Pelo contrário.

Confesso que em meio a tantas surpresas e incertezas só tenho certeza de uma coisa: o mundo está sofrendo uma transição. Não há como voltar atrás, muita coisa vai mudar, aliás, as mudanças já estão acontecendo.

Precisamos encarar o problema como fazemos sempre na área de gestão da qualidade, ou seja, uma oportunidade para nosso desenvolvimento e consequentemente oferecer soluções para as organizações sem perder a qualidade e os objetivos estabelecidos dentro da política de cada organização.

Nunca foi tão importante sair da zona de conforto. A verdade é uma só, doa a quem doer, toda dificuldade traz consigo uma oportunidade. Dessa vez, o desafio é se reinventar para se adequar à nova realidade que está a nossa frente.

Ninguém disse que seria fácil, não é mesmo? Mas podemos organizar os pensamentos e planejar um bom plano de ação seguindo alguns passos.

COMO GERENCIAR A CRISE DURANTE A PANDEMIA?

ENTENDA O CENÁRIO

Antes de entrar em desespero e simplesmente focar nos problemas, pare, pense e estude o cenário a sua volta. Reflita:

  • O que está acontecendo?
  • Quais consequências já estão sendo sentidas?
  • Quais consequências poderão me acometer a curto, médio e longo prazo?
  • No contexto atual, minha solução pode ser útil? Como?
  • Se minha solução não está adequada para este novo cenário, quais melhorias posso implantar para realmente ajudar meus clientes e potenciais clientes?
  • Preciso desenvolver uma nova solução? (preste bem a atenção neste item)

Essas são as principais questões a serem discutidas e estudadas para começar a se preparar. É imprescindível agir sem medo. Calcular os riscos é importante, mas neste momento o ponto chave é ter agilidade. Todo o conhecimento adquirido até aqui deve ser trabalhado junto com a intuição no momento de tomar decisão.

Sair da Zona de Conforto é o essencial.

GESTÃO DE MUDANÇAS – AS MUDANÇAS JÁ ESTÃO ACONTECENDO!

Todos já puderam sentir, mesmo que de leve, os impactos da paralização ocasionada pelo coronavirus. Neste momento, a importância dos profissionais da qualidade e do SGQ já podem ser sentidas. Aqueles que possuem processos bem estabelecidos e real compromisso com a qualidade, possuem o ouro na mão.

Isso porque, aqueles que não possuem um sistema bem organizado, dificilmente conseguirão ter agilidade na tomada de decisões. Uma situação inesperada como essa, requer no mínimo, um time comprometido e um sistema de gestão sólido.

Entenda que as coisas não vão mudar daqui pra frente. Sabe porquê? A mudança é agora, já está acontecendo e não tem mais volta. Quem sobreviver a esta crise, terá se reinventado quando isso acabar.

A sociedade mudou. O mercado mudou. A era digital chegou e com ela a sua importância na vida do homem.

PORTANTO MAIS DO QUE NUNCA É HORA DE BUSCAR AS FERRAMENTAS ADEQUADAS PARA TRABALHARMOS NESSE MOMENTO.

Informação, conhecimento, agilidade e tecnologia: Sejam bem vindos ao novo mundo.

Se você ainda é resistente a tecnologia, repense isso já. Você precisa coletar dados, organizar as informações, estabelecer bons planos de ações e garantir uma comunicação interna eficaz.

Em tempos de quarentena, manter o time unido é fundamental. Portanto, o primeiro passo é centralizar todas as informações importantes em um ambiente digital, delegar tarefas e permissões de acesso às informações e monitorar.

Invista em tudo que pode ajudar a sua equipe a ser mais produtiva neste momento. E mais do que isso, invista em tudo que possa aproximar ao máximo o seu time de seus clientes e potenciais clientes. Entender as mudanças que estão ocorrendo, as novas necessidades e hábitos de consumo é fundamental nesse momento.

EM TEMPOS DE CORONAVIRUS, OS DADOS SÃO IMPORTANTES, MAS O QUE FAZER COM ELES?

Essa é talvez uma das maiores causas de algumas empresas e negócios não resistirem a momentos de instabilidade. Tenho as informações em mãos, e agora?

É aí que entra o papel da criatividade e da inovação. Inovar não é simplesmente criar algo do nada. As maiores inovações são baseadas em dados, informações e estudos.

Inventar algo novo, ou aprimorar algo que já existe é o processo de ler, interpretar e encontrar a melhor maneira de lidar com essas informações. É assim que surge uma nova solução, um novo produto ou um novo serviço.

Outro ponto muito importante, é a união da equipe. Todos devem unir as informações dos diferentes setores para buscar e estudar juntos as melhores alternativas. A resposta não virá como mágica, por isso, não desista e colete o máximo de informações. A oportunidade está aí, em algum lugar no meio de todo esse caos.

Tudo isso é sem dúvida muito válido para o profissional de gestão da qualidade mesmo que no momento esteja desempregado, ou trabalhando com o home office ou ainda trabalhando normalmente.

 A oportunidade está ai não devemos deixar passar e lembre-se sair da zona de conforto é o essencial para o sucesso.

FAÇA UM CHECKLIST, MONITORE OS RESULTADOS E BOA SORTE!

CONCLUSÃO

Para organizar as informações e conseguir ter o máximo de agilidade na tomada de decisão (já que o tempo é curto), faça um checklist. Alguns pontos relevantes são:

  1. Entenda o cenário
  2. Identifique como ele afeta o seu negócio
  3. O que está acontecendo e quais são os possíveis cenários daqui pra frente
  4. Faça um bom planejamento (mas lembre-se de não demorar muito)
  5. Comunique e conscientize a sua equipe
  6. Dê início ao plano de ação
  7. Monitore e colha feedbacks internos e externos
  8. Altere o que precisar, até que os resultados esperados sejam atingidos

A comunicação com o público-alvo nunca foi tão importante. Além disso, podemos dizer que trabalhar a humanização da marca, principalmente agora, é fundamental.

Afinal, as demandas podem diminuir por um tempo, mas elas voltarão a crescer. Entretanto, os desejos e necessidades, os hábitos de consumo e as expectativas dos consumidores perante as marcas, nunca mais serão os mesmos.

Inovar e se reinventar são palavras forte para esse momento e que vão nos ajudar a atravessar essa crise sem perdermos o foco na qualidade do trabalho e dos produtos.

REFERÊNCIAS

ARTIGO: A COVID-19 E A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DA QUALIDADE. ACESSO: 20 DE JANEIRO DE 2021.

Disponível em : https://blog.neoprospecta.com/profissional-da-qualidade-covid19/

ARTIGO: PROFISSIONAL DA QUALIDADE EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS – QUAL É O SEU PAPEL? ACESSO: 20 DE JANEIRO DE 2021.DISPONÍVEL EM : HTTPS://HDRUP.COM/BLOG-GESTAO/PROFISSIONAL-DA-QUALIDADE-EM-TEMPOS-DE-CORONAVIRUS/

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