Professor Marco Antonio de Campos

Química Industrial e Acadêmica

Conheça mais

Oferecemos soluções avançadas  para Industrias do Setor Alimentício, Setor Químico e Petroquímico, com um modelo de planejamento de recursos que adiciona valor ao negócio e permite alta performance.

Ministramos cursos e treinamentos para colaboradores da Indústria de Transformação.

Passo 1

Calibração

Passo 2

Ensaio

Passo 3

Amostragem seguida de ensaio

Serviços em Química Industrial

– Interpretação da Norma ISO 17025:2017;

– Auditoria Interna;

– Metodologias de padronização e organização;

– Qualificação das equipes;

– Planejamento do processo que será melhorado;

– Definição de indicadores de eficiência e eficácia;

– Gerenciamento do atendimento e alinhamento dos resultados.

– Especialização na NR-13 e NR-20;

– Responsabilidade Técnica.

Norma 17025

A ISO 17025 sofreu algumas alterações importantes em 2017

A ISO/IEC 17025 é uma norma exclusiva para laboratórios de ensaios e calibração. Tem como objetivo promover a confiança na operação dos laboratórios, identificando aqueles que oferecem a máxima confiança em seus serviços.

Essa norma atesta que o laboratório executa suas atividades com precisão e obtém resultados de alta qualidade e confiabilidade. Estabelece critérios que demonstram a competência técnica, a execução efetiva de um sistema de gestão. Esses critérios garantem a produção de resultados tecnicamente válidos.

Assim, independente de qual parte do mundo, os laboratórios que estiverem acreditados por esta norma obterão resultados confiáveis e terão um sistema de gestão eficaz. Isso porque, antes de uma empresa ser acreditada de acordo com a ISO/IEC 17025, ela passa por avaliações. Esta análise criteriosa por parte dos avaliadores garante o padrão internacional dos laboratórios, de forma que os resultados dos ensaios serão aceitos em outros países, visto que a Cgcre – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro segue diretrizes equivalentes a organismos internacionais.

Você deve saber que a ISO 17025 é uma norma internacional que regula os laboratórios de ensaios e calibração. Mesmo que seu laboratório não seja acreditado, muitos usam esta norma como referência para desempenhar Boas Práticas de Laboratório.

A versão 2017 da norma age em consonância com os princípios da ISO 9001 nos requisitos relacionados ao sistema de gestão. Os demais requisitos estão relacionados à estrutura e competência do laboratório, simplificando seus processos e focando nos resultados. Além disso, traz uma atenção especial para a confidencialidade, a imparcialidade e para a mentalidade de riscos. Traz também uma maior flexibilidade nos requisitos para processos, procedimentos, documentos e responsabilidades organizacionais. Mudanças essas que têm o objetivo de aumentar a eficácia do sistema, alcançar melhores resultados e prevenir efeitos negativos.

 

 

Fale conosco...
Olá ! Podemos te ajudar ?
Professor Campos
Olá ! Podemos te ajudar ?