Professor Marco Antonio de Campos

Segurança e Saúde Ocupacional

Conheça mais

Visando à preservação da saúde e da integridade física e psíquica dos trabalhadores, focamos estrategicamente na antecipação das ocorrências dos riscos ambientais no ambiente de trabalho, adequando sua empresa aos regulamentos vigentes.

Etapas para a Melhoria nos Processos de Segurança e Saúde Ocupacional

Passo1

Contratação de um bom profissional

Passo 2

Realização de uma Auditoria Interna

Passo 3

Elaboração do Cronograma de Ações

Passo 4

Apoio e Participação da Diretoria

Passo 5

Investimento em Tecnologia, Recursos Materiais e Humanos

Passo 6

Conscientização e Treinamento.

Passo 7

Implantação da Gestão de SST

Passo 8

Implantação da Gestão de SST

Serviços de Segurança e Saúde Ocupacional

– Interpretação da Norma ISO 45001:2018;

– Auditoria Interna;

– Análise do cenário do processo atual;

– Ações para abordar riscos e oportunidades;

– Metodologias de padronização e organização;

– Qualificação das equipes;

– Planejamento do processo que será melhorado;

– Definição de indicadores de eficiência e eficácia;

– Gerenciamento do atendimento e alinhamento dos resultados.

Saúde Ocupacional

Nos preocupamos com a preservação da condição de trabalho dos funcionários, por isso, em nossas condutas médicas buscamos prevenir agravos que possam estar relacionados com atividades profissionais.  Disponibilizamos acesso exclusivo ao Sismed (Sistema Integrado de Segurança e Medicina do Trabalho) que conta com diversos recursos on-line, como relatórios de controle e anuais de PCMSO, programação de vencimentos e encaminhamento para realização de exames. Com essa dinâmica, facilitamos e agilizamos a administração das informações, tornando o serviço eficaz.

A gestão de saúde ocupacional está baseada no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) composto por planejamento, controle e execução de exames médicos realizados pelos funcionários da empresa. O resultado desses exames é obtido através dos Atestados de Saúde Ocupacional, que indicam se os indivíduos em questão podem ou não exercer suas atividades de trabalho.

 

Mantemos sob sua responsabilidade o PCI (Prontuário Clínico Individual de cada trabalhador examinado), com o objetivo de formar um histórico laboral que evidencie todas as ações de precaução e prevenção (condutas integradas), garantindo o melhor em segurança e cuidados. Em termos de Medicina do Trabalho, essa documentação é de fundamental importância para a defesa das empresas em ações trabalhistas que sustentam indenizações por danos associados a uma eventual doença ou acidente profissional. Vale citar que o nosso PCI já foi adequado às novas necessidades impostas pelo e-Social.

Segurança do Trabalho

Atualmente, condutas relacionadas à segurança do trabalho vêm ganhando destaque em função do envolvimento com vários segmentos da empresa, e podem promover benefícios indispensáveis para a relação com seus funcionários.

Confira alguns motivos pelos quais é importante investir em segurança trabalhista:

  • Reduzir custos provenientes de afastamentos por acidentes ou doenças
  • Promover metodologia que demonstra preocupação e cuidado com o funcionário
  • Incentivar a produtividade através do sentimento de integração entre equipes
  • Fomentar a qualidade do serviço entregue
  • Aumentar a credibilidade da empresa no mercado
  • Evitar problemas com a fiscalização
  • Demonstrar maior responsabilidade social

Quando falamos em Segurança do Trabalho, precisamos mencionar o pilar de ações voltadas para a área, denominado como PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Com o intuito de avaliar o ambiente trabalhista, seu conteúdo define riscos ocupacionais que irão direcionar uma série de condutas de controle, entre as quais podemos citar as adequações no ambiente de trabalho, indicação de equipamentos de proteção individual e treinamentos. O PPRA também contribui com a medicina do trabalho indicando quais procedimentos (clínicos e complementares) devem ser realizados para cada funcionário.

As avaliações no campo da Segurança do Trabalho podem ser estendidas em função da necessidade das empresas, abrangendo fiscalizações, certificações e até mesmo a solicitação de clientes. 

Fale conosco...
Olá ! Podemos te ajudar ?
Professor Campos
Olá ! Podemos te ajudar ?